Review – O Demonologista, de Andrew Pyper

Eu nunca havia lido nenhum livro do autor Andrew Pyper, mas pela temática de “Demônios”  já me chamou atenção. A história não é de nenhum padre, como se espera, mas sim um professor que me lembra (e muito) Robert Langdon (do autor Dan Brown). O personagem central é David Ullman, professor da Universidade de Columbia, especializado na figura literária do Diabo e mergulhado na obra prima de John Milton, Paraíso Perdido.

Um homem estudioso, ateu e que de cara já pode ser identificado como alguém que mergulha fundo na escuridão que o acompanha desde a infância. Para David, o Anjo Caído é apenas um ser mitológico, um objeto de estudo, um mito que ultrapassa eras. Mas ao longo da narrativa, descobrimos junto com ele… que pode não ser bem assim.

Ullman tem uma filha de 12 anos, Tess, de quem é muito próximo e alias, ambos têm personalidades bem parecidas (bem depressivos, sendo sincera). David recebe um convite de uma mulher (claro, uma estranha te liga e você aceita o convite dela ne, mores?) para observar um fenômeno que pode influenciar e mudar toda sua concepção sobre o dito cujo (vulgo, capeta).

Assim, aceita o convite e embarca com a filha para a Itália, afim de dar um tempo na sua conturbada vida, com um casamento aos frangalhos e movido pela curiosidade. A partir dali a vida de ambos se vê de cabeça pra baixo e o professor tem que correr contra o tempo, usando todo seu conhecimento do sobre o capiroto para conseguir sair vivo. Ele acaba se encontrando no meio de assassinatos, conspirações e de uma filha sequestrada (ou possuída pelo espirito do mal, como você preferir) pelo Inominável e dando de cara com o sobrenatural. O livro de Milton é a chave da sua salvação.

O livro é muito ágil em alguns trechos e extremamente lento e parado em outros. Isso dá uma certa agonia, porque quando você se empolga e pensa “AGORA VAIII XESUS”, não foi. Alguns personagens têm diálogos incríveis! O autor trabalha bem as situações ambíguas, que envolvem a sanidade do personagem, questionamentos da realidade, fé, ateísmo e muitas citações a Paraíso Perdido (você não precisa conhecer ou ter lido). Às vezes ele pesa a mão? Pesa. Cansa? Cansa… E claro, não faltam clichês.

Uma mistura de cenas suaves de suspense com grotescos assassinatos sem nenhuma preparação, pode te deixar um tanto quanto tonto, mas não afeta o desempenho nem o desejo do livro. Na verdade, ele tem uma escrita bem cinematográfica. Você fica bastante imerso no mundo que David Ullman está e fica na dúvida se tudo aquilo é real ou apenas um delírio sombrio. “A maior astúcia do Diabo é nos convencer de que ele não existe”, Charles Baudelaire (poeta francês).

Se tem um livro que me atraía em todos os sentidos, era esse! A Darkside vem acertando em cheio no visual de seus livros, com muita textura, ilustrações, e aquele desgaste que dá o toque especial ao livro!

O livro ganhou o Prêmio de Melhor Romance do International Thriller Writers Award (2014), concorrendo com autores como Stephen King. Entrou em diversas listas de melhores livros de 2013, foi finalista do Shirley Jackson Award (2013) e do Sunburst Award (2014), chegou ao topo da lista dos mais vendidos do jornal canadense Globe and Mail e foi publicado em mais de uma dezena de países. (FONTE: Darksidebooks.com.br)

O Demonologista – Andrew Pyper

Editora Darskside Books

Lançamento – 2015

Gênero – suspense

320 páginas.

Se quiser mais das minhas resenhas literárias, siga Inbook no instagram e toda semana eu to aqui no @ReviewDasCinco fazendo resenha de tudo um pouco.

Autoria de Daniele Alves

 

Deixe um comentário