Leitura Indispensável – O Pequeno Príncipe

Le Petit Prince ou O Pequeno Príncipe é a dica de leitura indispensável da vez, acredito que seja um livro que todo leitor iniciante deveria ler. Sendo uma das obras literárias mais traduzidas no mundo, a narrativa é baseada em suas experiências de aviação, a inspiração veio depois de um incidente que o autor Antoine de Saint-Exupéry sofreu no deserto do Saara, após seu avião ter caído e ele ficar preso no deserto mais quente do mundo, fato que é detalhadamente contado em no livro de memórias Terre des hommes (1939), também de sua autoria. 

 

Publicado primeiramente em 1943 pela editora Éditions Gallimard, tendo como autor das ilustrações originais o próprio Antoine de Saint-Exupéry, o livro é publicado no Brasil por mais de uma editora como a Harper Collins Brasil e Editora Agir já que caiu em domínio público desde 2015, o que impulsionou as vendas da obra e instigou outras editoras a lançarem suas versões. 

A primeira edição brasileira foi publicada em 1952 pela Editora Agir com a tradução do Monge Beneditino e Dom Marcos Barbosa da Academia Brasileira de Letras. Sozinha no mercado, antes da obra entrar em domínio público a Agir costumava vender cerca de 300 mil exemplares por ano. 

SINOPSE: Um piloto isolado no deserto do Saara acorda e se depara com um garotinho loiro dizendo: “Por favor, desenhe uma ovelha para mim”. Nesse momento, o piloto se dá conta de que, quando a realidade parece inexplicável, não há outra escolha a não ser sucumbir a seus mistérios… E, justamente, um dos grandes mistérios deste livro é encantar gerações e gerações de leitores há mais de setenta anos, tanto adultos como crianças, que a cada leitura descobrem novos significados para as sábias palavras do principezinho. 

O livro ocupa a 4ª posição na lista  Os 100 livros do século, é uma lista de livros considerados como os cem melhores do século XX e também ocupa a 4ª posição na lista de livros mais vendidos do mundo, na categoria de livros singulares com mais de 140 milhões de cópias vendidas, no Brasil já ultrapassou o número de 8 milhões de cópias vendidas. 

“Por meio de uma narrativa poética, o livro busca apresentar uma visão diferente de mundo, levando o leitor a mergulhar no próprio inconsciente, reencontrando sua criança. ” – Editora Harper Collins Brasil

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.

Informações adicionais
  • Antoine de Saint-Exupéry (Lyon, 29 de junho de 1900 — Litoral sul da França, 31 de julho de 1944) foi um escritor, ilustrador e piloto francês.
  • O autor Saint-Exupéry foi exilado para a América do Norte durante a Segunda Guerra Mundial. Em meio a turbulências pessoais e sua saúde falhando, ele produziu quase metade das obras no qual ele seria lembrado, incluindo o conto de solidão, amizade, amor e perda, em forma de um jovem príncipe que caiu na Terra
  • Em 30 de Dezembro de 1935, às 02:45 AM, depois de 19 horas e 44 minutos no ar, Saint-Exupéry e seu co-piloto André Prévot caíram no deserto do Saara.
  • Um filme musical intitulado The Little Prince foi feito baseado no livro e lançado em 1974.
  • O nome O Pequeno Príncipe foi transformado em marca registrada pela família Exupéry, o que tornou possível a monetização sobre a obra mesmo após o domínio público onde são vendidos variados tipos de produtos como canecas, bonecos, camisas, material escolar, pelúcia e etc. Os personagens do livro também foram transformados em marca registrada para que qualquer tipo de uso seja tenha a autorização solicitada aos herdeiros.
  • O Morgan Library & Museum de Nova Iorque montou três exposições do manuscrito original de Antoine de Saint-Exupéry, sendo a primeira em 1994 no aniversário de 50 anos da publicação da história, sendo seguido pela celebração do centenário do nascimento do autor em 2000, e a última e maior exibição em 2014 honrando o 70º aniversário do conto.
  • Em 2015, foi lançada uma animação cinematográfica adaptada do livro, utilizando técnicas de computação gráfica e stop-motion. O diretor da produção é Mark Osborne, o mesmo de Kung Fu Panda

 

 

Publicado por Dany Poynter

 

Fontes: Sympla/Folha de São Paulo/Skoob/Harper Collins Br11/Wikipedia

3 comentários sobre “Leitura Indispensável – O Pequeno Príncipe

Deixe um comentário